quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Semana da Pessoa com Deficiência

Temos em mente que o princípio fundamental da escola inclusiva é de que todas as crianças aprendam, independente de qualquer dificuldade, pois todos somos diferentes. 

Nós, enquanto educadores, tentamos nos adaptar à forma de aprendizagem do aluno, entendendo que não é apenas ele que aprende, mas principalmente, toda a escola.



A Escola Thereza Bezerra possui em seu quadro discente diversos estudantes com deficiências nas áreas motora e intelectual.

Destacamos a história de alguns destes alunos para compartilharmos, nesta semana, a realidade e as alternativas encontradas pela escola e famílias, para promover uma inclusão real e acolhedora.

O Rafael tem microcefalia, é um menino muito querido e carinhoso, adora brincar com os cabelos, dele e dos outros!

Rafael estuda na 7ª série 702 onde desenvolve atividades e socializa com a turma. 

Participa das aulas de educação física com entusiasmo e realiza atividades diversificadas, que os professores selecionam, executando-as na sala de aula.
Conta com o apoio da agente Silvia, que o acompanha em todas as atividades. O Rafael é um ótimo colega!

  

Andréia transmite alegria, é carinhosa e amiga de todos. Interage com os colegas e com os professores. Tem Síndrome de Down e frequenta o 6º ano matutino. 

Andréia ouve as explicações com atenção e responde sempre o que lhe é solicitado prontamente. Executa as atividades com carinho e atenção.

Adora fazer coração com as mãos, joga beijo para todos, é engraçada e risonha. Ilumina o dia daqueles que têm contato com ela, inclusive da Daiane, a agente a que acompanha todas as manhãs.



O Kayo, que frequenta o 5º ano pela manhã, é autista e possui atraso no desenvolvimento psicomotor. 

Débora, a sua agente e professores, compreendem suas limitações e trabalham dentro das suas possibilidades, oferecendo atividades lúdicas, como peças de encaixe, figuras de revistas, textos e vídeos do Grupo Palavra Cantada, assistidos pelo notebook. 

Nestas atividades observa-se suas insatisfações, alegrias ou incômodos através de seus gestos, sorrisos e sons emitidos.
 
O Kayo é, para a turma do 5º ano, uma fonte de alegria e inspiração. Suas risadas são como música que soam de forma suave aos ouvidos da turma.





 
João é aluno do 2º ano do ensino fundamental, tem síndrome de asperger (distúrbio do espectro do autismo).

Está sempre interagindo nas atividades dentro e fora da sala de aula. Participa de atividades de contraturno.




João tem dificuldades de socialização, mas a cada dia vem conseguindo melhorar seus relacionamentos, pois as crianças da escola vêm sendo estimuladas para conviver e aceitar  as diferenças que há entre as pessoas.

João já sabe ler e está melhorando a escrita a cada dia, ampliou o conhecimento dos números e já faz cálculos.




Breno possui encefalopatia, é cadeirante e frequenta a turma 402. 

Grasi, sua agente, o acompanha em todas as suas ações, tanto as atividades propostas em sala de aula, como atividades fora dela.

São trabalhadas suas habilidades táteis e auditivas, que algumas vezes ele responde com movimentos, demonstrando interesse. 

A professora de Inglês realiza atividades adaptadas, socializando-o de forma lúdica e interativa.

A turma do Breno o respeita muito, todos gostam de ajudar.



O Bruno tem um sorriso inigualável, traz muita alegria aos que se aproximam dele.

No primeiro ano, com a professora Ziléa e a agente Taty, são desenvolvidas atividades de natureza pedagógicas e as de cuidar, relacionadas à higiene, alimentação e locomoção.

Hoje já consegue segurar seus lápis de escrever e de cores com mais facilidade e realiza as atividades sempre de forma lúdica e direcionadas às suas necessidades. 



 

A legislação educacional que trata da inclusão:

Confira as principais leis sobre a Educação para crianças com necessidades educacionais especiais:














Um comentário:

Não esqueça do seu nome e turma!!